Plataforma de Gestão da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica

Working together for an INCLUSIVE Europe

PunhoVAW_edited.png

Projeto ViViDo 2020-2022

O projeto ViViDo visa criar uma plataforma digital, como ferramenta de gestão, que possibilite um conhecimento sistemático e atualizado dos recursos nacionais e locais no combate à violência contra as mulheres e violência doméstica (VMVD).

 

A plataforma ViViDo representa uma resposta estratégica às prioridades da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), através da qual se pretende atingir os seguintes objetivos:

 

  • Aprofundar o conhecimento sobre a VMVD ao nível local, regional e nacional;

  • Adequar as políticas públicas a contextos socioculturais e geográficos distintos;

  • Promover e consolidar a intervenção dos serviços em rede;

  • Monitorizar e avaliar as políticas de prevenção e combate à VD;

  • Capacitar serviços e profissionais da RNAVVD para uma intervenção articulada, informada, atempada e eficaz;

  • Aumentar a proteção e a segurança das vítimas.

 

Parceiros e intervenientes no projeto

A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG)  foi designada Operadora do Programa Conciliação e Igualdade de Género, em parceria com o Norwegian Equality and Anti-discrimination Ombud (LDO), no âmbito dos EEA Grants 2014-2021.

 

O projeto ViViDo é financiado pelos EEA Grants através deste programa, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual – e tem como parceiros e intervenientes as seguintes instituições.

Gráfico de entidades pertencentes ao projeto ViViDo
 

Entidade Financiadora

Ativo 1WIX.png

Embaixada da Noruega em Portugal: emb.lisbon@mfa.no

Os EEA and Norway Grants representam o contributo da Islândia, do Liechtenstein e da Noruega para reduzir as disparidades no Espaço Económico Europeu (EEE) e fortalecer as relações bilaterais com 15 países da UE situados na Europa Central e do Sul. Os EEA and Norway Grants contribuem também para reforçar os valores fundamentais da Europa como a democracia, a tolerância e o Estado de direito.

Entidade Parceira

Avinet.png

AVINET, criada em 2001 é subsidiária da líder norueguesa Asplan Viak Group. É especializada em arquiteturas de TIC, engenharia, infraestruturas e bases de dados e desenvolvimento de soluções na web. Apoia o projeto de arquitetura física e lógica, o plano de operações e manutenção, a arquitetura de segurança do sistema, a garantia de qualidade e resultados de auditoria.

Entidade Promotora

Ativo 2WIX.png

O IGOT tem como missão promover um ensino superior de qualidade, ao nível da graduação, pós-graduação e formação ao longo da vida, desenvolver atividades de investigação e desenvolvimento, difundir conhecimentos e prestar consultoria técnica e científica especializada à comunidade, nos domínios da geografia, do ordenamento e gestão do território, das políticas de desenvolvimento e da coesão territorial, do urbanismo, do ambiente, dos recursos e dos riscos, das dinâmicas e da organização sócio-espacial.

Entidade Parceira

ceg_Horizontal.png

O Centro de Estudos Geográficos (CEG) é uma subunidade orgânica de investigação e desenvolvimento, integrada no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa (ULisboa) e goza de autonomia estatutária, administrativa e científica. É sob a sua coordenação e gestão do projeto que todas as Tarefas serão executadas. Através da sua experiência, o IGOT garante a incorporação da territorialização da igualdade de género, i.e. através do sistema de informação de base territorial, sistema de gestão de base de dados, modelação territorial e detalhes que informam o design amigável da plataforma.

Entidade Operadora

cig.png

Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género é o organismo nacional responsável pela promoção e defesa desse princípio, procurando responder às profundas alterações sociais e políticas da sociedade em matéria de cidadania e igualdade de género.

Entidade Parceira

NOVA FCSH Logo
Centro interdisciplinar de ciências sociais (CICS.NOVA) LOGO
Observatório Nacional de Violência e Género (ONVG) Logo

NOVA FCSH conta com peritos/as do Conselho da Europa e do Conselho Técnico-Científico da CIG, colaborando com esta entidade desde há mais de 20 anos. Através do Observatório Nacional de Violência e Género, garante o conhecimento sobre desigualdades sociais e ação pública, em particular, nas áreas da violência contra as mulheres, doméstica e de género, essencial para o desenvolvimento dos requisitos e da plataforma.

Comunicações no Twitter