top of page

EIGE cria programa para combater feminicídio na União Europeia

Para combater crimes de feminicídio - quando uma mulher é morta por ser mulher - é fundamental identificar e contar os casos com precisão, sublinha o EIGE, centro de conhecimento da UE sobre igualdade de género.


Carlien Scheele, diretora do EIGE, afirmou que quanto mais informação tivermos sobre as motivações e circunstâncias por detrás do assassinato de mulheres, mais probabilidades temos de identificar corretamente os feminicídios e conceber políticas de prevenção e proteção direcionadas, sendo importante apoiar este combate a nível da UE através de definições e dados comparáveis.


Porque os dados são, atualmente, bastante fragmentados o EIGE desenvolveu um programa que inclui um sistema de classificação, bem como orientações sobre como identificar a "dimensão de género" de um homicídio feminino, uma ferramenta para ajudar os países a identificar as diferentes formas de feminicídio.


O EIGE está atualmente a identificar lacunas entre a lei e a prática na prestação de justiça às vítimas e às suas famílias, bem como recomendações para ajudar os Estados-Membros da UE a melhorar a sua resposta institucional aos casos de feminicídio.



bottom of page