top of page

Evento - "Os jogos digitais e a prevenção de relações abusivas: Sea of Roses, um caso de estudo."

Atualizado: 23 de set. de 2021

Noticiamos a apresentação, online (via Zoom), que pretende promover a discussão de ideias, abordando o papel que os jogos podem ter na prevenção da violência no namoro e promoção de relações saudáveis entre jovens, especialmente quando utilizados na área da educação, como parte de uma metodologia principal e não apenas de forma auxiliar.


Será apresentado o jogo "Sea of Roses", criado por André Fidalgo Silva (Instituto Superior Técnico), Andreia Batista (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa) e Ariana Parrilha (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa), no âmbito do concurso anual “2020 LIFE.LOVE. GAME DESIGN CHALLENGE”, organizado pelo Diretor Executivo da organização Jennifer Ann’s Group, Drew Crecente.


O jogo aborda o tema da "violência no namoro entre os jovens", focando-se em concreto no impacto que a cultura tem na visão sobre o tema, através da desconstrução de estereótipos de género e de padrões de relações abusivas. O projeto ganhou o segundo lugar no concurso e continuou o seu desenvolvimento com a ajuda da entidade produtora Jennifer Ann’s Group, tendo sido publicado na plataforma STEAM em julho de 2021, estando disponível de forma gratuita.


Jennifer Ann’s Group é uma organização sem fins lucrativos que trabalha na prevenção da violência no namoro entre adolescentes, através da sensibilização e educação junto de jovens e educadores. A organização tem sede em Atlanta e foi fundada em 2006 em memória de Jennifer Ann Crecente.


Desde 2008, a Jennifer Ann’s Group tem produzido e publicado jogos digitais pró-sociais, sobre questões que afetam os/as jovens, por meio do premiado programa Gaming Against Violence. Todos os jogos do programa são jogos vencedores do concurso "LIFE.LOVE. GAME DESIGN CHALLENGE”, que recompensa os/as pessoas que desenvolvem de jogos digitais pró-sociais. O concurso tem, anualmente, participantes de todo o mundo e os temas dos projetos incluem, juntamente com o tema da prevenção da violência no namoro entre jovens, o consentimento, gaslighting e promoção de relacionamentos saudáveis.


Sea of Roses é um jogo premiado desta competição internacional e é o primeiro jogo do programa a ser publicado no Steam.


(O link para a sessão online será enviado dias antes do evento mediante a inscrição no link)


Evento no Facebook do projeto: https://fb.me/e/2QMrkPxIl

EQUIPA PROMOTORA

IGOT - Margarida Queirós, Jennifer Carvalho, Luis Balula, Mário Vale, Nelson Mileu, Nuno Costa, Paulo Morgado, Patrícia Abrantes e Tiago Mindrico.

NOVA FCSH - Manuel Lisboa, Ana Lúcia Teixeira, Ana Ribeiro e Dalila Cerejo.


bottom of page