Por ocasião do 25 de novembro que marca o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Fundação para os Estudos Progressistas Europeus (FEPS) e a Fondation Jean Jaurès unem forças para publicar uma série de publicações de autoria de especialistas em igualdade de gênero e da sociedade civil representantes para lançar luz sobre dimensões específicas da violência de gênero e para promover um debate sobre como combatê-la. As publicações, de autoria de especialistas em igualdade de género e representantes da sociedade civil, lançam luz sobre dimensões específicas da violência de gênero e exigem uma resposta forte em toda a UE.
Uma em cada cinco mulheres foi vítima de maus-tratos durante a infância e uma em cada três mulheres sofreu violência física ou sexual pelo menos uma vez na vida (de acordo com a ONU Mulheres e a OMS).
A violência de género é tanto causa quanto resultado da desigualdade de género e é uma grave violação dos direitos humanos generalizada em todos os estados membros da UE.
Sobre o mesmo assunto, a Comissária Europeia para a Igualdade, Helena Dalli, escreveu recentemente: 'Um dos obstáculos no combate à violência de gênero é que ela ainda não é totalmente entendida como um problema social' - ao invés de uma questão doméstica. Consulte o site FEPS-FJJ Stop gender-based violence publication series - Foundation for European Progressive Studies (FEPS) (feps-europe.eu)
Comments